Numero 1 e os sistemas

Eu sei que ando calada. Não! A vida não parou. Os números continuam a disparatar e eu continuo a aproveitar para aprender com os disparates deles.

Esta semana o número 1 tem testes. Aquele meu despistado, destruidor de sapatilhas e calças, roedor de camisolas e comedor de lápis de carvão tem testes!

Depois de faltar 1 semana à escola por ter o pai de família internado saber que vai ter avaliação mal regresse, sem dar a matéria, preocupou-me. Mas a ele, número 1, não há medo que o aterrorize!

Primeiro teste: Matemática! Ora, matemática o miúdo é craque, mas frações e contas com vírgulas ele não aprendeu porque faltou. Saca o 1 do lápis e borracha, vai para o teste depois de 5 minutos de explicações por alto na noite anterior e "saca-me" um muito bom! (Mãe babada logo!).

Vai para o teste de inglês, depois de português e chega o fadado estudo do meio a seguir.

Ora, número 1 tem um problema, lê da maneira que lhe apetece, o que lhe apetece, e quando e se lhe apetecer. Mas desta vez estamos a entrar no meu campo de batalha e ele sabe, no teste sai o corpo humano, com foco nos sistemas.

Então ouço eu:

1- Mamã faz-me perguntas que eu sei tudo!

Pensei, já-te vou tramar e perguntar coisas que não tem no livro que vais ver se sabes tudo , oh Chico esperto!
M- Ok! Sistema digestivo, diz-me tudo o que sabes!

E saca o número 1, da pistola do conhecimento dele, com percurso do alimento, com direito a sucos digestivos, quimo, quilo, órgãos subjacentes, absorção de nutrientes e tudo. Colmata com um: "O intestino delgado pode ter até 12 metros de comprimento, sabias?"

E fico eu às aranhas a tentar perceber onde raios foi ele ter vontade para estudar outros livros que tem guardados, sem ter sido mandado.😏

A seguir, chuta sistema respiratório, com direito a expansão e contração de músculos intercostais. Sistema cardíaco, onde inclusivé me diz que no rim ocorre a filtragem de impurezas. Sistema urinário e por fím, sistema reprodutor.

Ora, uma criança de 8 anos vir-nos contar como funciona o sistema reprodutor tem sempre a sua piada. Sim, porque tenta ser o mais técnico possível mas não sabe ler as palavras.

M- Vá, numero 1, diz-me como ocorre a fecundação!
1- A fecundação acontece quando a célula masculina espermatozoide, fecunda a célula feminina óvulo, para formar o ovo que se vai multiplicar e formar o embrião... O espermatozoide entra pela "vazina", e encontra-se com o óvulo no útero.
M- Quê??? Va-quê? Soletra!
1- V-A-G-I-N-A!
M- Agora lê?
1- Vazina!
M- Não é vazina, é va-gi-na!
1- Oh mãe, mas foi o que eu disse: Vazina!


E agora? Agradeço a Deus pelo teste não ser oral que isto não tem piada nenhuma! 

Mais giro, e repito, sem piada nenhuma, foi a minha figura quando o levei hoje à escola. Estava ele a sair do carro, já com a porta aberta e digo eu alto e  depressa: Ah! Não te esqueças! É vagina número 1, vagina! E eis que olho para o lado, e estavam três pais a passar naquele momento com as crias, e ficaram a olhar desconfiados para mim a ouvir aquilo. UPS! Só gente pura e casta! 😌


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sonos

Tpc's de férias

A cama e o 2